Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Abertura do V Seminário Brasileiro de Terras Raras discute atual mercado produtor brasileiro
Início do conteúdo da página

Abertura do V Seminário Brasileiro de Terras Raras discute atual mercado produtor brasileiro

13 de abril de 2021

Com o objetivo de apresentar e discutir os desafios e perspectivas tecnológicas da cadeia produtiva de Elementos Terras Raras, um esforço nacional que vem sendo estimulado ao longo dos últimos dez anos, o V Seminário contou com mais de 400 pessoas participando ao vivo nesta segunda-feira, dia 12 de abril. Visando debater pesquisa, desenvolvimento e inovação das áreas de mineração, metalurgia, materiais, meio ambiente, sustentabilidade e reciclagem de terras-raras, o seminário traz o resgate histórico da consolidação da área desde o I Seminário Brasileiro de Terras Raras, que ocorreu no dia 07 de dezembro de 2011, e demonstra a força dos trabalhos realizados no país a fim de construir uma rede sólida de atuação.

As instituições participantes são o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), uma unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear, que sedia o evento; o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); o Ministério de Minas e Energia (MME); a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE-MG); a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge); INCT Processamento e Aplicações de Ímãs de Terras-Raras para Indústria de Alta Tecnologia (PATRIA); e Projeto REGINA (Rare Earth Global Industry and New Applications).

O pesquisador titular do CDTN e membro da comissão organizadora do evento, Waldemar Macedo ressaltou a importância do resgate da memória dos seminários sobre terras raras dos anos anteriores, e os impactos na elaboração de estratégias em relação à mineração e temas correlatos. Macedo reforça que o evento é um marco no desenvolvimento do país devido às terras raras serem “uma cadeia de imenso e crescente valor estratégico em escala global, especialmente para a mobilidade elétrica e energias renováveis, entre outras tecnologias”. O Diretor do CDTN, Luiz Carlos Duarte Ladeira, também participou da abertura do evento, reafirmando sua importância para a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação no CDTN, e no Brasil. “O CDTN se orgulha de sediar esse encontro”, afirmou.

As atividades do V Seminário ocorrem até o dia 14 de abril, e serão transmitidas ao vivo pelo youtube do MCTI. A programação está disponível na página do CDTN e demais instituições Para conferir os detalhes da abertura do evento, basta acessar: https://www.cdtn.br/vseminariodeterrasraras

  

Seminário Terras Raras - Linha do tempoLinha do tempo do Seminário Brasileiro de Terras Raras

 

Por Agatha Azevedo, da Assessoria de Comunicação
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página