Proteção Radiológica e Dosimetria das Radiações Ionizantes
O principal objetivo da Proteção Radiológica é fornecer ao homem um padrão adequado de proteção contra os efeitos nocivos das radiações, sem inibir as atividades humanas benéficas à sociedade ou ao indivíduo do uso das radiações. Dentro deste objetivo, o Grupo de Proteção Radiológica e Dosimetria das Radiações Ionizantes além de desenvolver projetos de pesquisas na área de metrologia e dosimetria das radiações, busca aperfeiçoar e aplicar técnicas para proteção radiológica de trabalhadores e pacientes expostos à radiação ionizante. Ênfase tem sido dada à metrologia das radiações nas aplicações em radiologia diagnóstica (radiologia geral, mamografia e tomografia computadorizada), radioterapia e medicina nuclear.
O Grupo integra o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - INCT - Metrologia das Radiações em Medicina
Grupo de Pesquisa CNPq - Proteção Radiológica e Dosimetria das Radiações Ionizantes
Contatos:
Teógenes Augusto da Silva - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Tel.: +55 31 34399421
Maria do Socorro Nogueira Tavares - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Tel.: +55 31 34399601
Linhas de Pesquisa
Desenvolvimento de sistemas dosimétricos
Objetivo: Pesquisar, desenvolver e implantar técnicas em monitoração individual externa, monitoração ambiental e de área, em especial em dosimetria termoluminescente (TLD) e opticamente estimulada (OSLD), dosimetria química e de estado sólido para altas doses, tendo em vista o aumento da confiabilidade metrológica e a maior segurança no uso das radiações ionizantes.
Justificativa: Do ponto de vista da proteção radiológica, os efeitos danosos causados pelas radiações ionizantes exigiram a criação de um sistema que é adotado internacionalmente, o qual estabelece um padrão apropriado de proteção de indivíduos expostos às radiações por razões profissionais (trabalhadores), devido à realização de exame ou tratamento (pacientes) e devido à proximidade a fontes de radiação (público). O sistema baseia-se nos princípios da justificação, otimização e limitação de dose e é realizado por meio de metodologias de monitoração de área e individual que requerem sistemas dosimétricos que apresentem elevados padrões de qualidade.
Projetos em andamento:
Desenvolvimento de um sistema de informação (PROMETHEUS) para monitoração individual externa.
Desenvolvimento de metodologia de produção de detector de óxido de alumínio (a-Al2O3) para dosimetria TL e OSL.
Caracterização de um detector de óxido de alumínio (a-Al2O3) para dosimetria TL e OSL.
Estudo do aumento de sensibilidade de detectores de óxido de alumínio por meio de exposição controlada à radiação ultravioleta.
Desenvolvimento de uma unidade de apagamento óptico (liberação de cargas acumuladas) para detectores sensíveis à luz.
Projetos concluídos nos últimos cinco anos:
- Implantação do Laboratório de Dosimetria Luminescente.
- Desenvolvimento de detectores de PMMA com adição de corantes para dosimetria de altas doses.
- Implantação da técnica de dosimetria química para medidas de altas doses.
- Estudo de métodos de análise de imagens de filmes radiocrômicos.
- Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade no Serviço de Monitoração Individual Externa segundo a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005.
Contatos:
Luiz Cláudio Meira Belo - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Tel.: +55 31 34399545
Equipe:
Ângela Moreira Marques dos Santos
Claudete Roberta Evangelista Silva
Dosimetria Interna
Esta linha de pesquisa propõe o desenvolvimento de um Programa de Monitoração Interna e a criação de uma base metrológica que forneça confiabilidade nas medidas dos sistemas de detecção. Com o objetivo de desenvolver, validar e aplicar metodologias na área de dosimetria interna. Os principais sistemas existentes no Laboratório de Dosimetria Interna (LDI) são as geometrias de contagem de detecção de corpo inteiro, tireoide e crânio.
A realização dessa linha de pesquisa está relacionada com a investigação das atividades (Bq) de radionuclideos devido a contaminação interna de profissionais ocupacionalmente expostos à radiação ionizante e/ou em membros do público envolvidos em qualquer tipo de incorporação de material radioativo. Estas medições, eventualmente combinados com os resultados da análise de excreção, permitem avaliar a dose efetiva e atribuí-la como resultado da contaminação interna. Também se estende à estimativa de dose em órgãos e dose efetiva em pacientes submetidos a exames de diagnóstico ou terapia com radioisótopos ou radiofármacos.
Contato: Bruno Melo Mendes - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Tel.: +55 31 34399674
Projetos em andamento:
Calibração do Contador de Corpo Inteiro (CCI/LDI) utilizando o fantoma BOMAB.
Desenvolvimento, implementação e calibração de um sistema de contagem de Tireoide para radioisotopos de iodo.
Desenvolvimento computacional de protocolos para dosimetria interna para radiofármacos.
Modelagem e simulação computacional utilizando métodos matemáticos de Monte Carlo para calibração de sistemas de dosimetria interna.
Equipe:
Fernanda Paiva
Marco Aurélio de Sousa Lacerda
Metrologia das radiações X, beta, gama e nêutrons
Novos conceitos, resultados das observações científicas e novas tecnologias de diagnóstico e terapia com radiação ionizante têm promovido constantes revisões e reformulações no sistema de proteção radiológica. Novas técnicas de dosimetria, grandezas dosimétricas, sistemas de medidas e exigências foram estabelecidos, levando a uma considerável evolução tanto da proteção radiológica quanto da dosimetria das radiações.
O objetivo desta linha de pesquisa é investigar e quantificar parâmetros para implantar radiações de referência e procedimentos de calibração de dosímetros, a fim de estabelecer a rastreabilidade a padrões nacionais e internacionais das medidas dosimétricas realizadas em feixes de radiação X, beta, gama e nêutrons, na área científica, industrial e médica.
Projetos em andamento:
- Padronização primária de feixes de raios X de referência ISO 4037, em energias inferiores a 100 keV, com uma câmara de extrapolação. Início: 2014.
- Estabelecimento de um sistema metrológico para calibração e estudo do desempenho de dosímetros de radiação em feixes contínuos e pulsados. Início: 2014
- Simulação de campos neutrônicos gerados pelo Cíclotron GE PETtrace-8 do CDTN para fins de mapeamento de fluxo e estimativa das doses equivalentes ambientais e em indivíduos ocupacionalmente expostos. Início: 2013.
- Caracterização de feixes de raios-X de baixa energia com uma câmara de extrapolação. Início: 2013.
- Caracterização de uma câmara de extrapolação como padrão primário para medições de dose absorvida em campos de radiação beta. Início: 2011.
Contatos:
Teógenes Augusto da Silva - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Tel.: +55 31 34399421
Marco Aurélio de Sousa Lacerda - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Tel.: +55 31 34399613
Equipe:
Marco Aurélio de Sousa Lacerda
Marcus Tadeu Tanuri de Figueiredo
Paulo Márcio Campos de Oliveira
Qualidade de Imagem e Dosimetria em Mamografia, Tomografia Computadorizada e Radiologia Intervencionista
Proteção radiológica é um componente integral da segurança de profissionais ocupacionalmente expostos, bem como de paciente em práticas médicas e precisa ser baseada em evidências ao processo científico. Os aspectos principais na avaliação do controle de qualidade são a qualidade da imagem médica, qualidade da imagem física (imagem do simulador) e a dose de radiação em um simulador padrão. Esta Linha de Pesquisa está relacionada com a investigação de metodologias para melhor avaliação da qualidade da imagem, que é o objetivo principal em radiodiagnóstico, e das doses individuais dos profissionais ocupacionalmente expostos à radiação ionizante, bem como de pacientes submetidos a exames para fins de diagnóstico com raios X.
O objetivo desta Linha de Pesquisa é desenvolver, validar e aplicar metodologias e sistemas de dosimetria e de qualidade de imagens, contribuindo para a ampliação da proteção radiológica de pacientes e de trabalhadores em mamografia, tomografia computadoriza e radiologia intervencionista.
Projetos em andamento:
- Estudo da dosimetria e da qualidade da imagem em sistemas de mamografia digital.
- Desenvolvimento de algoritmos para avaliação automática de imagens do simulado “phantom mama”.
- Estabelecimento de técnicas e métodos para avaliação da dose e qualidade da imagem e estabelecimento de um protocolo brasileiro em tomossíntese de mama.
- Metodologia de avaliação da qualidade de imagem e dosimetria de pacientes submetidos a exames de tomografia computadorizada.
- Avaliação da dose no cristalino e qualidade da imagem em Cardiologia Intervencionista.
Contato: Maria do Socorro Nogueira Tavares - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Tel.: +55 31 34399601
Equipe:
Airton Tavares de Almeida Junior
Carolina Marcela Viloria Barragán
Fernando Alberto Leyton Legües
Leticia Lucente Campos Rodrigues
Kátia Pedrosa de Figueiredo e Silva
Margarita Chevalier Del Rio
Maria do Socorro Nogueira Tavares
Marco Aurélio de Sousa Lacerda
Marcus Aurélio Pereira dos Santos
Redes Sociais