Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Laboratório de Física Aplicada

O estudo das propriedades estruturais, morfológicas e magnéticas de ligas, filmes finos e ultrafinos, sólidos granulares e outros materiais nanoestruturados, bem como o estudo de superfícies e interfaces por meio de Espectroscopia de Elétrons de Baixa Energia e estudo de propriedades de sólidos por Espectroscopia Mössbauer constituem os objetivos do laboratório. Para a produção dessas nanoestruturas são utilizadas principalmente as técnicas de deposição por Magnetron Sputtering (DC e RF) e também via epitaxia por feixe molecular (MBE, Molecular Beam Epitaxy). As investigações são realizadas por meio de técnicas como espectroscopia Mössbauer de 57Fe e 119Sn, em geometria de transmissão ou elétrons de conversão (CEMS), em temperaturas variando de 4 K a 900 K, por análises convencionais (Difração de raios X e fluorescência de raios X), e por análises utilizando técnicas de espectroscopia de elétrons de baixa energia (LEED - Low Energy Electron Difraction, XPS - X-ray Photoelectron Spectroscopy), magnetometria por efeito Kerr nas configurações polar e longitudinal (MOKE, magneto-optical Kerr effect), magnetometria por amostra vibrante (VSM, Vibrating Sample Magnetometer), e sistema de medidas de magnetorresistência.

Contato: Waldemar Augusto de Almeida Macedo - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

magnetometroMagnetômetro de Amostra Vibrante, marca LakeShore, modelo da série 7400

UHV1
Câmara de ultra-alto-vácuo (UHV1) equipada com técnicas de preparação e análise de propriedades estruturais e magnéticas de filmes finos

uhv2
Câmara de ultra-alto-vácuo (UHV2) projetada no CDTN equipada com LEED, XPS, UPS, sputtering, aquecimento e resfriamento de amostras.

Fim do conteúdo da página