Corrosão e Eletroquímica Aplicada
O Laboratório de Corrosão do CDTN foi criado em 1975 com a finalidade de realizar ensaios de corrosão e análises de falhas por corrosão, dando suporte a recém criada NUCLEBRÀS. Implantou um extenso programa de corrosão atmosférica, estudando o comportamento de materiais metálicos e tintas em ambientes marinho, industrial e rural. A partir do ano de 2002, iniciou-se um grande esforço de capacitação na área de corrosão sob tensão em condições de reatores nucleares. Atualmente o Grupo possui diversos projetos de pesquisa em andamento, financiados pelo CNPq, FAPEMIG e FINEP/Eletronuclear relacionados a estudos eletroquímicos da corrosão em ligas metálicas e também à avaliação da corrosão sob tensão de ligas metálicas a elevadas temperaturas e pressões.
Linhas de Pesquisa
Corrosão sob tensão
O objetivo dessa linha é a avaliação das etapas de nucleação e propagação de trincas por corrosão sob tensão em ligas austeníticas, nas condições dos circuitos primário e secundário de reatores nucleares tipo pwr; -avaliação da suscetibilidade à corrosão sob tensão de ligas austeníticas, em diferentes meios; -estudo do fenômeno de corrosão sob tensão em juntas soldadas de aços inoxidáveis ligas de níquel.
Equipe:
Eletroquímica aplicada à corrosão
O objetivo dessa linha é a aplicação de métodos eletroquímicos no estudo da corrosão de ligas metálicas. - Aplicação de métodos eletroquímicos no estudo da corrosão em juntas soldadas dissimilares. - Caracterização de filmes de óxidos utilizando a ensaios potenciodinâmicos e impedância eletroquímica.
Equipe:
Soldagem
O objetivo dessa linha é a realização de soldas em materiais dissimilares e desenvolvimento de estudos de corrosão em soldas dissimilares.
Equipe:
Redes Sociais