CEUA - Apresentação
Na área da saúde, o avanço do conhecimento e a geração de produtos para uso humano e veterinário, demanda a utilização de modelos animais.
Não se deve jamais ignorar que animais de experimentação são seres sencientes. Assim sendo possuem sensibilidade similar à humana no que se refere à dor, memória, angústia e instinto de sobrevivência.
Portanto, devem ser manejados com respeito e de forma adequada à espécie, tendo suas necessidades de transporte, alojamento, condições ambientais, nutrição e cuidados veterinários atendidas.
Sempre se faz fundamental pesar o benefício, real, do uso de animais em experimentos versus o custo e o sofrimento a que estes seres serão submetidos.
Com a missão de cumprir os pressupostos acima mencionados, foi instituída a Comissão de Ética de Uso de Animais do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear – CEUA/CDTN através da Portaria 056 de 23 de setembro de 2014, pelo Diretor do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear. Em 16 de julho de 2015, o CEUA/CDTN recebeu seu credenciamento definitivo dado pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal por intermédio de sua Secretária Executiva – Ofício N° 144/2015/SE-CONCEA.
Redes Sociais