Comissão Nacional de Energia Nuclear publica Relatório de Gestão 2020
Em 31 de março foi finalizado o Relatório de Gestão da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) do ano de 2020 e, conforme legislação pertinente, encaminhado para o Tribunal de Contas da União (TCU) e publicado no site da Comissão. Mais do que um Relatório de Gestão, esse documento traz em suas páginas a marca de muita superação. Não há como relatar tudo o que aconteceu no ano passado sem refletir o esforço de cada um dos servidores e colaboradores para, de repente, se adaptar e reprogramar a rota e as rotinas.
Mesmo frente a incertezas nunca imaginadas, foi preciso descobrir novas formas para se reorganizar, implantar novos hábitos pessoais e de trabalho, enquanto nos solidarizávamos com as dificuldades dos que estavam próximos.
Perdemos colaboradores, que levaram consigo não só seu conhecimento e dedicação, mas principalmente um pouco de cada um dos que compartilharam suas rotinas e conquistas. Deixamos aqui, novamente, nossa solidariedade aos amigos e familiares de cada um deles, ao tempo que agradecemos pela recuperação de outros tantos que passaram por momentos muito difíceis e saíram vitoriosos.
Entretanto, é preciso lembrar que tempos nebulosos também nos fortalecem!
Sem dúvida continuamos a aprender - muito mais rápido - e a valorizar mais as pequenas coisas, que antes pareciam banais. Também aprendemos que a tecnologia, bem utilizada, pode nos fazer mais próximos e viabilizar o trabalho remoto de boa parte das atividades. Desde março do ano passado, as áreas de Gestão e Tecnologia da Informação da CNEN e de todas as suas 16 unidades vêm atuando para integrar virtualmente a maioria dos trabalhadores, permitindo a continuidade da prestação dos diversos serviços essenciais para a sociedade. (...)
É importante ressaltar que o setor nuclear brasileiro passa por um momento de forte expansão, que demandará o fortalecimento da atual CNEN e da futura Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN), cuja criação está prevista para 2021. A separação das funções de regulação das de pesquisa, desenvolvimento e inovação da atual CNEN exigirá uma reestruturação da instituição e do próprio setor, criando um cenário mais alinhado com o que preconizam as convenções e os organismos internacionais.
Enfim, “garantir o uso seguro e pacífico da energia nuclear, desenvolver e disponibilizar tecnologias na área nuclear e correlatas, visando o bem-estar da população” foi uma missão ainda mais desafiadora para a Comissão em 2020. A pandemia, como evento disruptivo global, vem forçando e acelerando transformações, que se intensificam no contexto brasileiro e exigem de todos nós ainda mais decisões estratégicas, capacidade de adaptação e inovação.
É com orgulho, então, que a CNEN, com o trabalho dedicado de seus colaboradores, pode afirmar que está cumprindo sua missão. Considerando a transparência fundamental para o desempenho de suas funções, apresenta este Relatório de Gestão de 2020 e convida-os a conhecer melhor suas competências, modelagem organizacional, atuação, bem como seus principais processos organizacionais e cadeia de valor, que foram estabelecidos pelo Plano de Orientações Estratégicas 2019-2022
Mensagem do Presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Paulo Roberto Pertusi
Redes Sociais