Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Comissão Nacional de Energia Nuclear publica Relatório de Gestão 2020
Início do conteúdo da página

Comissão Nacional de Energia Nuclear publica Relatório de Gestão 2020

Em 31 de março foi finalizado o Relatório de Gestão da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) do ano de 2020 e, conforme legislação pertinente, encaminhado para o Tribunal de Contas da União (TCU) e publicado no site da Comissão. Mais do que um Relatório de Gestão, esse documento traz em suas páginas a marca de muita superação. Não há como relatar tudo o que aconteceu no ano passado sem refletir o esforço de cada um dos servidores e colaboradores para, de repente, se adaptar e reprogramar a rota e as rotinas.

Mesmo frente a incertezas nunca imaginadas, foi preciso descobrir novas formas para se reorganizar, implantar novos hábitos pessoais e de trabalho, enquanto nos solidarizávamos com as dificuldades dos que estavam próximos.

Perdemos colaboradores, que levaram consigo não só seu conhecimento e dedicação, mas principalmente um pouco de cada um dos que compartilharam suas rotinas e conquistas. Deixamos aqui, novamente, nossa solidariedade aos amigos e familiares de cada um deles, ao tempo que agradecemos pela recuperação de outros tantos que passaram por momentos muito difíceis e saíram vitoriosos.

Entretanto, é preciso lembrar que tempos nebulosos também nos fortalecem!

Sem dúvida continuamos a aprender - muito mais rápido - e a valorizar mais as pequenas coisas, que antes pareciam banais. Também aprendemos que a tecnologia, bem utilizada, pode nos fazer mais próximos e viabilizar o trabalho remoto de boa parte das atividades. Desde março do ano passado, as áreas de Gestão e Tecnologia da Informação da CNEN e de todas as suas 16 unidades vêm atuando para integrar virtualmente a maioria dos trabalhadores, permitindo a continuidade da prestação dos diversos serviços essenciais para a sociedade. (...)

É importante ressaltar que o setor nuclear brasileiro passa por um momento de forte expansão, que demandará o fortalecimento da atual CNEN e da futura Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN), cuja criação está prevista para 2021. A separação das funções de regulação das de pesquisa, desenvolvimento e inovação da atual CNEN exigirá uma reestruturação da instituição e do próprio setor, criando um cenário mais alinhado com o que preconizam as convenções e os organismos internacionais.

Enfim, “garantir o uso seguro e pacífico da energia nuclear, desenvolver e disponibilizar tecnologias na área nuclear e correlatas, visando o bem-estar da população” foi uma missão ainda mais desafiadora para a Comissão em 2020. A pandemia, como evento disruptivo global, vem forçando e acelerando transformações, que se intensificam no contexto brasileiro e exigem de todos nós ainda mais decisões estratégicas, capacidade de adaptação e inovação.

É com orgulho, então, que a CNEN, com o trabalho dedicado de seus colaboradores, pode afirmar que está cumprindo sua missão. Considerando a transparência fundamental para o desempenho de suas funções, apresenta este Relatório de Gestão de 2020 e convida-os a conhecer melhor suas competências, modelagem organizacional, atuação, bem como seus principais processos organizacionais e cadeia de valor, que foram estabelecidos pelo Plano de Orientações Estratégicas 2019-2022

 Mensagem do Presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Paulo Roberto Pertusi

Leia o documento na íntegra no site da CNEN

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página