Inscrições prorrogadas: Especialização em Gerenciamento de Rejeitos Radioativos
13 de janeiro de 2021
Oferecido pela primeira vez na modalidade de Especialização (Lato Sensu), o curso visa proporcionar formação qualificada aos profissionais
As inscrições para o curso de especialização em Gerenciamento de Rejeitos Radioativos, na modalidade Lato Sensu, foram prorrogadas para o dia 29 de janeiro. O curso é promovido pelo Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), uma unidade vinculada à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), autarquia federal do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações. O curso de especialização em Gerenciamento de Rejeitos Radioativos irá abordar toda a cadeia de gerenciamento de rejeitos, desde o processo de segregação até a deposição dos materiais. Além disso, a formação também abordará os aspectos normativos que envolvem a área.
O Diretor do CDTN, Luiz Ladeira, ressalta a relevância do curso para a formação especializada de profissionais na área de gerenciamento de rejeitos radioativos. “A formação de profissionais nessa área é de suma importância e facilita as nossas funções já que a CNEN, e, portanto, o CDTN, são responsáveis legais pelo recolhimento e a guarda de rejeitos radioativos”, afirma Ladeira. O curso atende uma das metas estabelecidas no Plano Diretor do CDTN (2019-2022).
De acordo com definição da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), é considerado rejeito radioativo qualquer material resultante das atividades humanas, que contenha radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de isenção especificados na norma CNEN-NE-8.01, e para o qual a utilização é imprópria ou imprevista. Os rejeitos radioativos são ainda classificados de acordo com seus níveis e natureza da radiação, bem como suas meia-vidas.
Um dos coordenadores do Programa de Pós-graduação Lato Sensu do CDTN/CNEN, Rogério Pimenta Mourão, reforça que são princípios do Gerenciamento de Rejeitos Radioativos a não-geração ou minimização da geração de rejeitos, segregação, redução de volume, tratamento e guarda segura pelo tempo necessário. “Os princípios do Gerenciamento de Rejeitos Radioativos garantem impacto mínimo ao meio ambiente, reforçam a sustentabilidade das atividades nucleares e asseguram o compromisso de não repasse às gerações futuras de qualquer sobrecarga devida à atual utilização dos materiais radioativos em benefício social e do meio ambiente”, afirma Mourão.
O curso
Serão cinco módulos teóricos: Proteção Radiológica; Etapas da Geração ao Armazenamento Intermediário; Rejeitos Sólidos e Fontes Seladas; Rejeitos Líquidos e Gasosos; e Armazenamento e Disposição. Um sexto módulo é voltado para seleção do tema, elaboração e apresentação da monografia do pós-graduando.
Os módulos serão divididos em 360 horas, distribuídas por 12 meses e o formato do curso será de 70% de aulas na modalidade à distância e 30% no modo presencial, com atividades práticas relacionadas à teoria no campus do CDTN, em Belo Horizonte (MG). A realização das aulas práticas observará o quadro da pandemia do Brasil, sob orientações das autoridades de saúde e sem prejuízo aos alunos.
O investimento na formação é de R$ 18.960,00, as condições de pagamento estão descritas no edital. Quatro vagas serão destinadas à reserva de vagas, em cumprimento da Lei 13.409/2016. Mais quatro vagas serão destinadas a servidores ativos da CNEN e das unidades vinculadas com isenção integral de pagamento da formação.
Inscrições
As inscrições para o curso, abertas no dia 30 de novembro, foram prorrogadas para o dia 29 de janeiro de 2021. O processo seletivo será por meio de chamada pública. Os seguintes critérios serão considerados na seleção: desempenho escolar no curso de graduação, histórico profissional, bem como a análise das entrevistas. Para mais informações, consulte o edital e o formulário de inscrição na página do Processo Seletivo.
Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Texto de Alice Queiroz sob a supervisão de Deize Paiva
Redes Sociais