CDTN doa equipamentos de segurança para profissionais da saúde
02 de abril de 2020
No cenário de pandemia do novo coronavírus (COVID-19), é preciso reunir esforços para defender os profissionais de saúde da contaminação, que exercem um papel fundamental ao atuarem na ponta do enfrentamento e tratamento da doença.
Diante da possível escassez dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), fundamentais para evitar a exposição ao vírus e demais materiais biológicos, o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) destinou mais de 2.500 itens para a saúde pública na última semana, quando o fluxo de doações para a Secretaria Municipal de Saúde de BH ainda não havia sido formalizado.
Foram doadas 1.400 toucas, 100 caixas de luva (com 100 unidades cada) e 1.000 máscaras cirúrgicas. Os EPIs foram entregues à Diretoria Regional de Saúde Norte de Belo Horizonte.
De acordo com o diretor regional de saúde norte, Moisés Gonçalves, os itens já foram distribuídos para uso dos profissionais de saúde. "Em um momento de crise como esse, é muito importante que aqueles que podem, apoiem a saúde. A Regional agradece a parceria, os materiais já estão sendo utilizados nas unidades de saúde", afirmou Gonçalves.
Como instituição pública, o CDTN reforça seu papel com a sociedade, também por meio do afastamento social, uma das medidas comprovadamente mais eficazes para diminuir a proliferação do vírus e o número de infectados. Apenas as atividades essenciais seguem em funcionamento na instituição desde o dia 17 de março. A maioria dos servidores e colabores permanecerão em trabalho remoto por tempo indeterminado, de acordo com as orientações de afastamento social e em consonância com a presidência da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), autarquia a qual o CDTN é subordinado.
Os serviços que continuam disponíveis no CDTN são:
. Recebimento de rejeitos radioativos
. Atendimento a emergências radiológicas
. Irradiação de hemoderivados pelo Laboratório de Irradiação Gama (LIG)
. Produção de radiofármacos
Redes Sociais