Equipe CDTN coopera com forças de segurança do ES na Copa FIFA Sub17
Os especialistas se deslocaram para Cariacica (ES), uma das cidades brasileiras que sediou o evento
O Serviço de Atendimento a Emergências Radiológicas do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (SAER/CDTN) se deslocou até Cariacica, na região metropolitana de Vitória, no Espírito Santo, para fazer a monitoração radiológica da Copa FIFA Sub-17. O campeonato foi do dia 26 de outubro a 17 de novembro. As atividades do SAER começaram no dia 22, antes do início das partidas, e foram concluídas no dia 11 de novembro, após as últimas quartas de final no estádio Kléber Andrade (ES). Foram 21 dias de trabalho de campo.
O objetivo do deslocamento da equipe de especialistas do CDTN foi garantir a segurança dos estádios no que diz respeito a possibilidades de utilização de artefatos contendo material radioativo. A atuação do SAER foi feita em cooperação com as Forças de Segurança do estado do Espírito Santo.
As atividades incluíram desde as vistorias nos centros de treinamento e nos hotéis em que as delegações ficaram hospedadas em Cariacica até a monitoração radiológica do estádio, estudo estratégico para avaliar os locais e dimensionar eventuais riscos, e o acompanhamento da entrada do público. O apoio a grandes eventos é feito pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), por meio do Serviço de Atendimento a Emergências Radiológicas do CDTN. A equipe especializada deslocada para o Espírito Santo foi formada pelos servidores do CDTN que participam do SAER, Edson Pereira da Silva, Marcos Antônio Leal, Ladislau Miranda Ferreira, Marcos Antônio Candido e Cláudio José Chagas.
O estádio Kléber Andrade, em Cariacica, foi o maior estádio da Copa do Mundo Sub-17, com capacidade para até 21 mil torcedores. Por lá, foram realizadas 16 das 52 partidas do campeonato. Além de Cariacica (ES), as outras cidades sede escolhidas pelo Comitê Organizador Local foram: Gama (DF), com jogos realizados no Estádio Bezerrão, palco da abertura e da final da competição; e Goiânia (GO), com partidas realizadas no Estádio Olímpico e no Estádio da Serrinha. Para as atividades de vistoria nessas duas cidades, foram deslocados outros servidores da CNEN.
Equipes em Cariacica (ES). Foto: Acervo SAER/CDTN
O evento #U17WC
A Copa do Mundo Sub-17 é um evento de futebol organizado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) que existe desde 1985 e reúne talentos do esporte, de até 17 anos de idade, de diversos países. Realizado a cada dois anos, a edição 2019 ia ter o Peru como país anfitrião, entretanto, no início desse ano a Federação Peruana de Futebol desistiu de sediar o evento por não cumprir os requisitos exigidos pela FIFA. Dessa forma, o Conselho da Federação Internacional escolheu o Brasil como substituto, sendo a primeira vez em que o país sediou a edição desta categoria.
No total, 24 equipes participaram do torneio, sendo eles o Brasil, qualificado automaticamente por ser o país sede, e outros 23 países classificados através de competições continentais.
A final foi realizado do Estádio do Bezerrão, de Gama, onde o Brasil levantou a taça do Sub-17 pela quarta vez com um placar de 2 a 1 sobre o México.
Os jogos ocorreram no estádio Kléber Andrade (ES). Foto: Acervo SAER/CDTN
Redes Sociais