Diretor do CDTN acompanha lançamento de iniciativa pró-Brumadinho com o Ministro Marcos Pontes
O diretor do CDTN Luiz Ladeira participou de recepção do ministro, na última sexta (06), no Campus Pampulha
Ministro Marcos Pontes (MCTIC) e diretor Luiz Ladeira | Foto: Alex de Jesus/O Tempo
O lançamento da chamada do “Mover-se na web – Articulação Pró-Brumadinho” reuniu o Ministro Marcos Pontes, do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a reitora da UFMG, professora Sandra Goulart, o secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTC, Paulo Alvim, e o gerente de Ceweb.br, Vagner Diniz.
O evento contou com a presença de mais de 160 pessoas, dentre estudantes e professores interessados na chamada, no auditório do Centro de Atividades Didáticas (CAD) 3, no campus Pampulha da UFMG.
Na ocasião, o ministro Marcos Pontes visitou alguns dos laboratórios do Departamento de Ciências da Computação. Apesar de estar a algumas centenas de metros do CDTN, em virtude do atraso das palestras, o ministro precisou a adiar a visita ao Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear e seguir para a aeronave devido a um compromisso da agenda.
No encontro, o deputado federal Júlio Delgado, que participou de uma das mesas, destacou que o MCTIC é o primeiro Ministério que vem respaldando de forma ativa as iniciativas direcionadas ao município de Brumadinho, após a tragédia do rompimento da barragem que vitimou mais de 253 pessoas em janeiro de 2019.
Em fala especialmente dirigida aos estudantes, o Ministro Marcos Pontes que o objetivo do ministério tem sido cada vez incentivar pesquisas em que se possa “vislumbrar um futuro de aplicação de conhecimento para as pessoas reais e problemas reais”.
Gerente da Ceweb.br (CGI.br) Vagner Diniz e o Ministro Marcos Pontes (MCTIC) | Foto: Alex de Jesus/O Tempo
Mover-se na Web – Articulação pró-Brumadinho
A chamada estará disponível na próxima quarta-feira, dia 11, e se dirige especialmente para tecnologias de Internet das Coisas (IoT) e Progressive Web Apps (PWA). Professores e estudantes de quaisquer instituições de Ensino Superior do país podem se inscrever. As propostas devem ser submetidas na página da Ceweb.br em até 45 dias.
Redes Sociais