Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Fórum da Agência Internacional de Energia Atômica sediado no CDTN
Início do conteúdo da página

Fórum da Agência Internacional de Energia Atômica sediado no CDTN

Entre os dias 11 e 15 de novembro, pesquisadores de dez países foram recebidos no CDTN

Participantes do Encontro na Sala de Controle do Reator TRIGA (Imagem cedida por Virgílio Bomtempo)

 Participantes do Encontro na Sala de Controle do Reator TRIGA (Foto: cedida por Virgílio Bomtempo)

 A reunião discutiu o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa Coordenada (CRP) sobre o uso de técnicas de Hidrologia Isotópica para a caracterização de sistemas de águas subterrâneas nas vizinhanças de centrais nucleares (em inglês, “Use of isotope hydrology to characterize groundwater systems in the vicinity of nuclear power plants”).

O objetivo do CRP é incentivar e disseminar o uso dessas técnicas entre a comunidade acadêmica internacional. Participaram representantes de 10 países: Argentina, Brasil, China, Itália, Japão, Lituânia, Marrocos, Paquistão, Ucrânia e Vietnã.

Essa é a primeira reunião dos pesquisadores que ocorre fora da sede da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em Viena, na Áustria. Houve um primeiro encontro em 2016, no primeiro ano de atividades do grupo de pesquisadores; e o segundo, em junho de 2017, também na Áustria.

O CDTN se candidatou para ser a instituição anfitriã do terceiro encontro, o que proporcionou uma experiência mais ativa das trocas de conhecimentos entre os pesquisadores. Ao longo da semana, os especialistas visitaram instalações do Centro, como o Reator TRIGA; o Laboratório de Espectrometria de Massa de Razão Isotópica e o Laboratório de Trítio Ambiental.

O oficial técnico do projeto, Saravana Kumar, agradeceu a recepção e organização do encontro, e contou que era uma grande proposta levar as reuniões para os países dos membros do CRP. Segundo o pesquisador, essa ação beneficiou os participantes, já que possibilitou a apreciação da complexidade de um estudo de campo que envolva diferentes áreas em âmbito internacional, além de ilustrar os desafios dessa atividade e auxiliar na implementação prática de metodologias do CRP. Kumar frisou, ainda, suas expectativas quanto à promoção de uma melhor cooperação internacional entre os laboratórios participantes para alcançar os objetivos do projeto.

O pesquisador Virgílio Bomtempo é o coordenador brasileiro, e a pesquisadora Stela Dalva Cota é a segunda investigadora, ambos pesquisadores do CDTN. Além deles, também participam da iniciativa os pesquisadores Carlos Alberto de Carvalho Filho, Paulo Sérgio Pelógia Minardi, Peter Marshall Fleming, Ricardo Gomes Passos, Paulo César Horta Rodrigues, Amenônia Maria Ferreira Pinto e Rubens Martins Moreira. “O suporte dos laboratórios de Cromatografia Líquida, Absorção Atômica, Espectrometria de Massa de Razão Isotópica e de Trítio Ambiental é fundamental para o bom desenvolvimento do projeto”, afirmou Bomtempo Também participaram do encontro Valdeci Ribeiro de Almeida e Carlos Eduardo Guerra de Mendonça, do Laboratório de Monitoração Ambiental da Eletronuclear, de Mambucaba, em Paraty, no Rio de Janeiro.

Além das visitas dos pesquisadores, a programação contou com a apresentação individual de cada país participante, discussão de métodos e técnicas clássicos e inovadores, progresso no processamento e exposição de resultados. Foram discutidas, especialmente, técnicas para datação de águas subterrâneas modernas e antigas, com base na utilização de isótopos ambientais, estáveis ou radioativos.

O encontro foi encerrado com a elaboração de um relatório detalhado, contendo todos os temas e itens considerados, que será submetido ao Corpo Técnico da AIEA para aprovação final.

 reuniao seama redimensionado(Foto: Antônio P. Santiago/CDTN)

Alice Queiroz (estagiária) e Deize Paiva, da Assessoria de Comunicação do CDTN

 

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página