LMIE/CDTN recebe certificação para prestar serviços de TLD
Laboratório de Monitoração Individual Externa atende requisitos técnicos da Dosimetria termoluminescente
O Laboratório de Monitoração Individual Externa (LMIE), do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), recebeu no último dia 29 de agosto, a aprovação do processo de certificação de Dosimetria Termoluminescente (TLD), em atendimento aos Requisitos Técnicos do Comitê de Avaliação de Serviços de Ensaio e Calibração (CASEC), do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), da CNEN.
Com a certificação nesta nova técnica, o CDTN, agora, tem a permissão da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) para monitorar indivíduos ocupacionalmente expostos às radiações ionizantes pela técnica de termoluminescência. E não apenas do seu quadro de servidores/colaboradores, mas também em trabalhadores de outros institutos ou empresas que façam uso de radiações ionizantes em suas atividades profissionais. A capacidade de monitoração do LMIE é de até 1.500 indivíduos por mês.
O reconhecimento da capacitação técnica e normativa do LMIE em dosimetria termoluminescente conclui, assim, o ciclo de migração da monitoração pela técnica de dosimetria fotográfica que vem sendo utilizada no CDTN desde o início de suas atividades, na década de 1960 e que foi certificada pelo CASEC do ano de 1996 a 2017.
Diversas instituições e empresas poderão utilizar os serviços do LMIE: todos os Institutos da CNEN, universidades, industrias e empresas em geral, que foram monitoradas pelo CDTN no passado recente, com a técnica de Dosimetria fotográfica.
Redes Sociais