Laboratório de Calibração de Dosímetros do CDTN perto de obter a ISO 17025
LCD muito próximo de obter a acreditação final pela Norma NBR ISO 17025:2005
Após auditoria realizada por dois avaliadores indicados pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), no período de 03 a 05 de outubro de 2016, o Laboratório de Calibração de Dosímetros (LCD) do CDTN recebeu recomendação para acreditação pela Norma NBR ISO 17025, na versão de 2005. Mas, o LCD tem, agora, apenas 11 não conformidades para serem sanadas no prazo de 60 dias, para concluir este processo de acreditação. A expectativa é de que esta conclusão se dê até o final deste ano de 2016.
O LCD – uma estrutura laboratorial da Seção de Dosimetria das Radiações (SECDOS), da Divisão de Reatores e Radiações (DIRRA) – será, assim, o primeiro, dentro de uma estratégia de acreditação de vários laboratórios do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), no prazo de dois anos.
Segundo Sérgio Filgueiras, da Assessoria de Planejamento Estratégico e Qualidades, esta busca é parte do compromisso do CDTN com o Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec) do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para acreditação de seus laboratórios. O objetivo é contribuir para a melhora da qualidade de produtos e processos industriais, para facilitar na quebra de barreiras não alfandegárias internacionais, para a exportação brasileira, bem como no suporte a empresas prestadoras de serviço, inclusive da Saúde, e a instituições de ensino superior.
Com este compromisso, foram obtidos recursos financeiros para a estruturação de laboratórios, para serem solicitadas suas acreditações até dezembro de 2015. Os recursos financeiros aportados se destinaram a total de cinco projetos Sibratec no CDTN. Para o LCD foram aportados recursos principalmente para contratação de consultoria para treinamento, calibrações e compra de alguns equipamentos complementares.
No caso do LCD, toda a indústria que trabalha com radiação passa a ter segurança absoluta na calibração realizada pelo CDTN de seus medidores de radiação. Além disto, outra implicação geral da acreditação específica do LCD é a auditoria que foi realizada no Sistema da Qualidade do CDTN e que permitiu a análise da efetividade sistêmica de toda a estrutura de qualidade e de suas normas.
Mas, o ganho principal deste processo de acreditação é que ele garante a preservação e gestão adequada do conhecimento adquirido pelos colaboradores, técnicos, tecnologistas e pesquisadores, em seus muitos anos de experiência profissional. Isto permite sua incorporação total pela instituição de pesquisa, em processos, metodologias e normas registradas e consolidadas. Afinal, todas estas informações e conhecimentos adquiridos são documentados e possibilitam que sejam retidos na memória registrada do CDTN.
Este processo de acreditação do LCD tem como gerente técnico o tecnologista Carlos Manoel de Assis Soares, e como gerente de qualidade o técnico Flávio Ribeiro Alves. Já os avaliadores indicados pelo Inmetro são o auditor líder Richardson Fábio Brandão de Souza e o auditor técnico especialista em sistemas Mariano Gazineu David.
Rogério Mamão Gouveia - jornalista
Redes Sociais