Editorial
2 de Maio de 2018
Este é o primeiro número do nosso novo informativo mensal, com o qual queremos apresentar à sociedade o que fazemos e como exercemos nossas competências.
O Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), instituição subordinada à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), é o maior centro de pesquisas federal no estado de Minas Gerais. Desempenha o papel de um instrumento de Estado, com atribuições constitucionais e estratégicas. Desde 1952, ano de sua criação, o CDTN participa ativamente das grandes conquistas nacionais no uso social da energia nuclear, e tem hoje ampla atuação na área nuclear e em áreas correlatas.
Em nosso campus, dispomos de um complexo conjunto de instalações de grande porte e de laboratórios voltados primordialmente para Pesquisa e Desenvolvimento nas áreas de Tecnologia Nuclear, Tecnologia Mineral, Materiais, Saúde e Meio Ambiente. Este amplo parque científico e tecnológico é liderado e conduzido por um corpo técnico de grande capacidade e experiência, que atua com vontade, determinação e visão de oportunidade, buscando superar os imensos desafios que hoje enfrentamos na área de C&T no país.
Nossas competências - Dentre as principais instalações do CDTN, destacamos o Reator Nuclear TRIGA IPR-R1, ferramenta de pesquisas das mais sofisticadas de Minas Gerais, com aplicações plurais em P&D.
Para atender à área da Medicina Nuclear, temos a Unidade de Pesquisa e Produção de Radiofármacos, que desenvolve e fornece produtos essenciais para o diagnóstico por imagem e para o tratamento de doenças fatais ou incapacitantes. Ainda no campo da Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais, nossos conhecimentos e laboratórios contribuem no controle da qualidade das imagens geradas nos serviços de mamografia de MG, de forma a garantir a confiabilidade dessas imagens e a segurança radiológica dos pacientes.
Nas instalações e laboratórios de Tecnologia Mineral e Geologia, desenvolvemos soluções mais eficientes para o tratamento de minérios, contribuímos com avanços no conhecimento sobre a formação dos minerais nos diversos ambientes geológicos e no entendimento sobre depósitos de minerais estratégicos do país, visando a otimização da exploração e agregação de valor a essas reservas.
Na área ambiental, utilizamos o conhecimento multidisciplinar no uso de traçadores radioativos e convencionais para estudos da dinâmica de lençóis freáticos, oceanos, rios e lagos, de forma a oferecer meios para a obtenção de água de boa qualidade e também mecanismos mais adequados para o seu uso sustentável. E, utilizando os mesmos tipos de traçadores, em uma parceria com a Petrobrás, também fazemos estudos em campos de petróleo do país.
Para minimizar os impactos causados pelos resíduos químicos, hospitalares e industriais, utilizamos e disponibilizamos a tecnologia desenvolvida para o gerenciamento dos rejeitos radioativos, desde a coleta até o seu armazenamento seguro. Com o apoio de empresas do setor mineral e da Fapemig, estamos trabalhando no desenvolvimento de processos para o aproveitamento de lamas de bacias de resíduos das mineradoras, para a transformação em tijolos, briquetes e produtos para a construção civil, de modo geral.
Com a aplicação de técnicas nucleares, no Laboratório de Irradiação Gama, estabelecemos parâmetros para irradiar alimentos, esterilizar produtos cirúrgicos, farmacêuticos, hemoderivados e odontológicos, prestando serviços nestas áreas, além de contribuirmos para o desenvolvimento de novas metodologias para a medicina, biologia e química. Também agregamos valor de mercado à gemas de nosso solo, pela coloração induzida por irradiação gama associada com tratamento térmico.
Laboratórios e equipes multidisciplinares e integradas investigam o desenvolvimento de materiais avançados e de novos materiais, incluindo materiais nanoestruturados de interesse para diferentes áreas. Em parceria com a Codemig e a UFMG, estamos trabalhando no desenvolvimento de uma nova cadeia produtiva em Minas Gerais, baseada no grafeno, um produto da nanotecnologia, de ampla aplicação. Nessa área de materiais realizamos também ensaios não destrutivos, análises de tensões, de corrosão, de fadiga e avaliação da integridade de materiais estruturais.
Contribuímos ainda com a formação de pessoal de alto nível – mestres e doutores –, por meio do nosso Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais.
Esse é o CDTN que, todo mês, apresentaremos aqui, para toda a sociedade, nos colocando sempre a serviço do crescimento do país.
Diretoria CDTN
Redes Sociais