Gestão de qualidade e de certificação e acreditação nos laboratórios do CDTN
14 de Fevereiro de 2019
Os clientes – sejam pessoas físicas ou empresas – buscam cada vez mais fornecedores que possam lhes fornecer, com confiança, serviços de qualidade. Mas, como saber previamente se um determinado fornecedor tem a qualificação necessária para entregar um serviço adequado, seja ele um ensaio laboratorial ou um produto específico, por exemplo? Para o solicitante seria praticamente impossível auditar cada um de seus fornecedores ou acompanhar diretamente a execução de um serviço ou produção, a fim de constatar que tudo será realizado conforme suas expectativas e que os resultados de serviços contratados não contribuirão para reduzir ou quebrar a qualidade final de seus próprios produtos ou serviço.
Sérgio Filgueiras informa sobre a importância das normas internacionais de qualidade e as diferenças dos sistemas de certificação e acreditação Foto: Antônio Pereira Santiago |
De acordo com o tecnologista Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., que por quatro anos esteve à frente da Assessoria de Planejamento Estratégico e Qualidade (ASPEQ) do CDTN, para superar essa dificuldade é que foram criadas as normas internacionais de qualidade e os sistemas de certificação e de acreditação por organismos especializados (chamados ‘terceira parte’), capazes de verificar a sua correta implantação. Assim, ao contratar um fornecedor certificado ou acreditado, o cliente tem segurança de que os resultados estarão em conformidade com suas necessidades de qualidade. Mundialmente as normas mais adotadas para garantia da qualidade são a 9001 e a 17025, ambas da ISO - International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização).
A ISO 9001 é uma norma mais geral e se aplica a qualquer tipo de organização que queira demonstrar o atendimento aos requisitos legais e específicos dos clientes e, dessa forma, aumentar a satisfação com os serviços que oferece. Uma organização que demonstre atuar em conformidade com a ISO 9001 é certificada. O certificado é válido para toda a organização ou parte dela avaliada.
O Laboratório de Calibração de Dosímetros foi acreditado pela CGCRE/Inmetro em janeiro de 2017 e passou a integrar a Rede Brasileira de Calibração - Foto: Antônio Pereira Santiago |
Já a ISO 17025 está voltada apenas aos laboratórios que desejam demonstrar sua competência técnica e confiabilidade em prover serviços de ensaio, calibração ou de amostragens em conformidade com requisitos previamente definidos. Nesse caso, para os laboratórios que demonstrem atuar em conformidade com a ISO 17025, é concedida a acreditação para cada ensaio ou calibração específico.
Apesar de haver diferença entre certificação e acreditação, é importante ter claro que ambas são formas de buscar a qualidade do produto ou serviço. Pode-se entendê-las como um conjunto de boas práticas que visam organizar o sistema de gestão e orientá-lo para a satisfação do cliente.
Para conquistar ou mesmo para se manter no mercado, seja de serviços seja de produtos, as organizações precisam então demonstrar que estão adequadamente qualificadas, aderindo aos modelos de gestão da qualidade segundo as normas ISO.
No CDTN, os laboratórios que prestam serviços de ensaios e análises se esforçam para desenvolver seus sistemas de gestão da qualidade com base na ISO 17025, estando em etapas diferentes de implantação, segundo o responsável pelo acompanhamento dos processos e também auditor do sistema, o assistente em C&T do CDTN Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Thiago Marçal e equipe de auditoria em verificação de documentação do LQN - Foto: Antônio Pereira Santiago |
O Laboratório de Calibração de Dosímetros (LCD) do CDTN foi acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em janeiro de 2017, para a realização de calibração de equipamentos de medição de radiações ionizantes, passando assim a integrar a Rede Brasileira de Calibração (RBC).
A auditoria de acreditação foi realizada em 2016. Em 2017 a CGCRE/Inmetro forneceu o certificado ao LCD. Pelas regras do acreditador, no ano seguinte à acreditação é necessária mais uma auditoria da CGCRE, o que ocorreu em 2018. A partir de agora, o Inmetro auditará o LCD bianualmente, sendo que a próxima auditoria será em 2020.
Alcançar e manter esse resultado exige persistência e foco da equipe envolvida. Um trabalho que no CDTN conta com amplo apoio institucional. Periodicamente, além das auditorias do órgão acreditado, o próprio laboratório deve realizar auditorias internas para verificação de todo o seu sistema de gestão da qualidade. No LCD, auditorias internas foram realizadas, em setembro de 2018, pela tecnologista Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., servidora do CDTN com reconhecida competência na implantação e verificação de sistemas de gestão da qualidade. E, em dezembro de 2018, pela especialista Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., do Laboratório de Ciências Radiológicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (LCR/UERJ).
Denise das Mercês Camarano em trabalho de auditoria do LMPT, em junho de 2016 - Foto: Antônio Pereira Santiago |
No CDTN, trabalham também para obter acreditação junto à CGCRE com base na ISO 17025 o Laboratório de Química de Nanoestruturas de Carbono (LQN), o Laboratório de Medição de Propriedades Termofísicas (LMPT) e o Laboratório de Trítio Ambiental (LTA).
Os Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ’s) do LQN e do LMPT estão bem mais sólidos, frutos de um esforço desenvolvido nos últimos três anos, e devem ser submetidos à avaliação da CGCRE/Inmetro já em 2019.
Nesse esforço de desenvolvimento, o LQN foi auditado internamente pela técnica do CDTN Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., por duas vezes, caracterizando auditoria de primeira parte. Também foram realizadas auditorias de segunda parte, providas pelo Programa Modernit (Programa Nacional de Qualificação e Modernização dos Institutos de Pesquisa Tecnológica), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), para a melhoria de seus serviços tecnológicos e atividades de Pesquisa e Desenvolvimento e atendimento às demandas do setor empresarial.
Outros laboratórios do CDTN que trabalham no desenvolvimento de SGQ são o Laboratório de Cimentação (LABCIM) e Unidade de Radioquímica de Baixa Atividade (URBA).
Maria Judite Haucz também participa das auditorias de primeira parte do Sistema de Gestão da Qualidade do CDTN Foto: Antônio Pereira Santiago |
Além do desenvolvimento dos respectivos SGQ’s com base nas normas ISO, os laboratórios que prestam serviços relacionados à medições ou calibrações envolvendo radiações ionizantes precisam ter autorização do Comitê de Avaliação de Serviços de Ensaio e Calibração do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (CASEC/IRD), para que possam levar ao mercado seus serviços e produtos.
Por essa razão, os laboratórios do CDTN vinculados à Seção de Dosimetria das Radiações (SECDOS), respectivamente, o Laboratório de Calibração de Dosímetros (LCD) e o Laboratório de Monitoração Individual Externa (LMIE), são certificados pelo CASEC, sem o que ficariam desautorizados a prover seus serviços.
Vale destacar que, além das certificações com base na ISO 17025, o CDTN mantém, desde 2008, a certificação em conformidade com a ISO 9001 para o SGQ da sua Unidade de Pesquisa e Produção de Radiofármacos (UPPR). Anualmente essa Unidade passa por pelo menos duas auditorias (uma interna e outra externa). As auditorias de recertificação do SGQ acontecem a cada três anos e, nos dois anos intermediários, há auditorias de manutenção do certificado. As auditorias de recertificação duram dois dias, enquanto as auditorias de manutenção duram apenas um dia.
Dessa forma, a gestão da qualidade do CDTN avança a passos largos. Os desafios são muitos e o que se espera é estar sempre à altura das necessidades dos clientes e usuários, prestando serviços de qualidade e alta confiabilidade.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - jornalista
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